quinta-feira, 19 de abril de 2012

Minha experiência no SUS

Bem, eu faço parte da parcela privilegiada da população brasileira que tem um plano de saúde. Na verdade, eu me considero super privilegiada porque eu sempre tive plano de saúde, primeiro como dependente do meu pai e depois eu mesma pagando. Não eu não sou rica, não planejem um sequestro contra mim que vocês vão se arrepender, eu não tenho dinheiro e ainda por cima sou chata!!!! Por outro lado eu sempre convivi de perto com o SUS, desde a faculdade sempre me interessei pela área hospitalar, fazendo cursos, estágios e participando de congressos da área. Enfim, quando eu me formei meu sonho era ser psicóloga hospitalar, trabalhar num grande hospital público... a vida me levou por muitos caminhos, até que finalmente depois de elinhas tortuosas eu me tornei psicóloga do ambulatório do Hospital Regional da Ceilândia - DF, tudo que eu queria, mas....Sempre esse mas nas nossas vidas...Depois de 30 e poucos dias de trabalho eu entrei de licença para o tratamento do Cancer de Mama e estou até hoje sem trabalhar.

Nesse período meu de doença eu tenho pensado muito sobre a minha profissão. Antes de ficar doente eu era uma profissional capacitada, sem falsa modestia (que isso não faz parte de mim) eu fiz vários cursos, me mantive bem informada, uma profissional antenada no assunto com conhecimento aliado a prática profissional. Tá isso por si só bastaria para eu ser uma boa profissional, mas agora eu andei percebendo que eu vou ter um "plus" a mais: estive do outro lado da mesa como paciente.  No ICC onde faço meu tratamento atende tanto convenio como pelo SUS, os profissionais que atendem são os mesmos, os aparelhos utilizados são os mesmos, boa parte da medicação é a mesma... A grande diferença fica por conta das acomodações, o lado do convenio todo com ar condicionado (essencial aqui em Fortaleza), máquina de café, cadeiras confortáveis e tal e tal. Já no SUS, sem ar condicionado nem ventilador, cadeiras desconfortáveis e um bebedor de água pra contar história. 

Meu onco me encaminhou para o lado do SUS para eu iniciar a hormonioterapia e pegar o Tamoxifeno pelo SUS, já que o convenio não cobre. Para isso eu precisei passar pela Triagem, setor que seleciona os pacientes que serão atendidos no hospital, depois pela marcação de consulta, depois pela consulta e finalmente pela farmácia. Apesar de parecer uma peregrinação consegui fazer tudo isso em 2 manhãs. O que eu pude perceber nesse período é que enquanto na parte do convenio o atendimento é tranquilo, no SUS apesar de terem muitos profissionais, é muito lotado....tem muitas pessoas necessitando de atendimento, muitos idosos, casos graves, bem mais graves que o meu....Eu percebi que os profissionais ficavam tentando atender o maior número de pessoas com a maior qualidade possivel e eu me identifiquei com eles. Realmente a qualidade do atendimento foi muito boa, de todas as partes, desde o porteiro até o médico. 

O setor de quimioterapia do SUS parecia uma imagem de hospital de guerra que a gente vê em filme!!! Muitas pessoas, muitas mesmo, com os mais variados tipos de cancer, nos mais variados estágios, tudo muito organizado e eficiente, mas muito lotado. Eu me impressionei tanto que quando vi já tava na fila dando informação pra pessoal. Meu lado paciente conseguia compreender o que aquelas pessoas estavam sentindo, necessitando de atenção, se sentindo doentes, com calor, cansadas...e meu lado profissional conseguia compreender a situação daqueles profissionais que apesar da lotação, do calor, tentavam ser atenciosos e interessados nos pacientes. Foi uma sensação muito estranha. No final quem saiu de lá meio tonta foi eu. Percebi que depois de todas as experiências que eu estou passado vou ser uma profissional diferente, acredito que para melhor...

5 comentários:

  1. Amiga, adorei seu depoimento!!!! Um exemplo!!!
    Que Deus te abençoe sempre!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Thati espero que vc esteja bem!! Hj eu estou passando por isso ainda em tratamento, ms tenho ctz q ficarei bem!!! Tbm fiz um blog...passe por la!! beijos Kristi Aguiar

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Thatinha!! Nossa! Me identifiquei muito com seu depoimento... A bondade também se aprende todo dia. É assim que nos tornamos pessoas melhores... como vc tem feito!
    Assim Deus abençoa a gente sem nem mesmo percebermos...
    Beijos doces.

    ResponderExcluir
  4. Muito verdadeiro o que você escreveu. Eu também nunca utilizei o SUS, sempre tive convênio. Agora fui utilizar para pegar o tamoxifeno, não é fácil, muita gente, muita espera e o tratamento não é igual ao que tenho. Deveria ser, pois todos pagamos impostos. Imagino como vc se sente! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vc já é a diferença comadre. Por que antes de ser vc doente, vc é um cristão, um ser humano que se preocupa com o outro. Tenho certeza que quando vc voltar pra sua rotina, auxiliará ainda mais os necessitados que precisam de um olhar humano. MUITO LINDA ESSA SUA OBSERVAÇÃO. QUE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir