segunda-feira, 26 de março de 2012

Em busca da saúde...

Olá tudo bem com vocês?

Eu estou melhor, ainda com dor no corpo, principalmente nos joelhos andando como uma velhinha, quase não conseguindo levantar do chão, mas melhor. Na verdade, eu senti incomodar mais no fim de semana quando eu fui brincar com os meninos e não consegui direito. O Marco Aurelio queria que eu ficasse brincando com ele de Power Ranger (lutinha e sair correndo atrás dele), quem disse que eu conseguia, toda entrevada...Tive que improvisar um Power Ranger manco!!! A Ana Luiza queria ficar sentada no meu colo brincando, ela me puxa pra sentar no chão, ai ela vem e senta no meu colo e fica brincando, só que meu joelho não consegue ficar dobrado por muito tempo que dói e para levantar então, tem que chamar alguém pra me ajudar!!!!

Meu amor, me pediu desculpas, mas continua não acreditando muito nas minhas dores. Na verdade, a minha família inteira acha que se eu reclamo de dor ou cansaço ou quero ficar deitada descansando, fica todo mundo louco. Eles ficam achando que eu estou deprimida e na verdade não é nada disso... Eles querem que eu fique igual guia de excursão de turismo, que as levantas as 6 horas da manhã e sai falando: BOM DIA, QUE LINDO DIA!!!! Definitivamente não é a minha cara. Realmente eu me sinto cansada, com dor no corpo, sem vontade de fazer nada, e eu sofro por isso, porque na minha cabeça eu estou doida pra fazer um monte de coisa, mas não dá.

Essa semana deve começar a radio, vai ser uma correria, porque é todo dia e depois ainda tem que fazer fisioterapia. A radioterapia endurece a pele e os músculos, como eu já tenho uma limitação nos movimentos do braço, tenho que fazer fisioterapia para não comprometer ainda mais os movimentos. Só que meus horários são corridos, porque de manhã eu levo os meninos pra creche as 07:30 hrs e depois tem que buscar a Ana Luiza na estimulação precoce as 11:20 hrs, ai vai pra casa, dá almoço, banho e arruma ela pra ir para a escola, ela entra as 13:20 hrs. E depois tem que pegar os dois as 17:30 hrs. Enfim, nos intervalos eu faço as minhas coisas, to preocupada porque o horário da radio é escolhido pela clinica de acordo com a disponibilidade da máquina, que é muito lotada.

Fora isso, essa semana retornar a dieta com tudo e as caminhadas também, urgente!!!! Preciso parar de engordar, na verdade eu quero emagrecer, mas como tá muito difícil, eu preciso pelo menos parar de engordar... Meu onco acredita que depois de 40 dias da última quimio eu devo começar a desinchar, mas mesmo assim é um processo lento. Sei que além de todas as guerras que eu estou enfrentando, emagrecer é mais uma, por vários motivos, pela estética, é claro, mas também pela saúde, pela minha coluna, por tudo.

Agora minha grande motivação ultimamente tem sido a Formatura da minha prima Lara, que vai ser em julho lá em Uberaba, eu vou e quero ir bem. Esse bem, inclui que para meu onco deixar eu ir, eu não posso estar doente de jeito nenhum, nenhuma gripezinha, tenho que estar com a imunidade boa, porque é uma viagem longa, onde eu vou ter contato com várias pessoas e não posso pegar nenhuma doença lá para não comprometer o tratamento. Efim, tenho que me alimentar muito bem. Geralmente quando a gente se alimenta bem, como certinho, com muitas frutas, verduras e bibras, a gente também emagrece, esse seria um efeito colateral bastante positivo nesse momento.

Tá vendo como eu tenho que fazer um monte de coisas tudo ao mesmo tempo, e preciso do meu corpo com vitalidade? Mas não ta assim, eu tenho necessidade de descansar. Isso porque eu só falei uma parte das coisas que eu preciso fazer, fora pagar conta, fazer compras, cuidar das coisas dos meninos e por ai vai...

O lado bom é que mesmo cansada eu to conseguindo fazer algumas coisas...Mesmo que aos trancos e barrancos...

terça-feira, 20 de março de 2012

Com dor

E quando eu pensei que estava tudo bem, que os defeitos colaterais das quimios tinham acabado e que começaria uma nova fase, eis que a vida me mostra que eu estava errada...Ontem aqui em Fortaleza foi feriado, Dia de São José, passamos o dia no clube com os meninos. Eu debaixo da sombra, olhando eles na piscina enquanto lia um livro, tá certo que eu queria estar lá com eles na piscina brincando, mas não dava né? até ai tudo em, estava lendo um livro super interessante chamado: Fortes na Tribulação, é de um padre, mas com um texto bem moderno e com reflexões interessantes. Enfim, o dia foi muito bom.

Porém durante a madrugada comecei a sentir dor nas pernas, não tinha posição para dormir, fiquei virando na cama pra um lado e pra outro, cochilando sem conseguir pegar no soo. De manhã foi difícil pra levantar, eu tinha que arrumar os meninos pra irem pra creche e a Ana Luiza ainda ia ter que tirar sangue. Meu amor não entendeu, reclamou porque eu não levantei rápido, disse que eu tava enrolando. Levantei e fui pro laboratório com a Ana Luiza, chegando lá demorou muito pra atenderem, um dos exames tinha que autorizar, e o laboratório não conseguia e demorou muito o atendimento. É lógico que minha princesinha ficou irritada, ela tava sem comer e sem tomar o remédio dela. Quando finalmente cheguei em casa, eu deitei e não levantei mais.

Minhas pernas estavam doendo muito, principalmente os joelhos, não dava pra dobrar, estava com uma sensação de peso muito grande. O João ficou o tempo todo me cobrando pra eu levantar e fazer um monte de coisa, e eu explicando que não dava, que tava doendo. Na hora do almoço liguei pro meu onco e pedi uma opinião sobre o que tomar pra passar a dor, ele pediu pra eu tomar dorflex de 6 em 6 horas por 2 dias e se não melhorasse ligasse pra ele de novo. Continuei o resto do dia na cama, mexendo no computador porque eu não tinha sono, estava com a minha cabeça a mil, mas meu corpo doía e não conseguia acompanhar meus pensamentos.

Agora a noite os meninos chegaram da creche, a Ana Luiza passou o dia enjoadinha, as professoras dela comentaram que ela não estava bem. Faz parte do quadro da Ana Luiza essas situações, ela detesta que mude a rotina dela, qualquer alteração deixa ela estressada e demora um tempo pra ela voltar ao normal. Com a confusão de tirar sangue, atrapalhou o dia dela. 

Meu amor continuou achando que eu estava deitada a toa, que eu estava com preguiça de fazer as coisas e só queria ficar no computador. Fiquei chateada, é muito ruim você sentir dor, querer fazer as coisas e não conseguir, escutar um filho chorando e não poder atende-lo na hora e ainda acharem que você tá fazendo corpo mole. Eu sei que a situação do João tá difícil, que ele tá sobrecarregado, mas hoje ele me magoou muito. Agora não sei o que doí mais, se é as minhas pernas ou o coração.


sábado, 17 de março de 2012

E a vida continua...

Bem depois do fim das quimios fiquei me sentindo meio perdida. A última consulta com meu oncologista ele pouco me explicou o que seria de mim daqui pra frente, falou que eu iria iniciar o tamoxifeno, mas não disse quando, me encaminhou pra radioterapeuta e disse que eu iria continuar a tomar só o herceptin...mas não disse se eu continuaria tomando a dexametasona, ou qualquer outro remédio e tal...Enfim, me senti perdida e desamparada. 

Aproveitei o período pra ir na ginecologista, que me explicou sobre a minha menopausa precoce, isso mesmo, menopausa. Agora eu comecei a entender o calor insuportavél que eu tenho sentido e ninguém sente, só eu. Segundo ela, como meu câncer é alimentado por hormônio, eu preciso ficar um tempo sem menstruar, ela pediu um monte de exames de hormônios e ultrasson transvaginal. Ah, ainda segundo a ginecologista eu posso ficar em menopausa eternamente, vai depender do meu organismo!!!! Tá era tudo que eu precisava, menopausa aos 34 anos!!!!! Tudo bem, tudo pela vida, né?

Fui ao radioterapeuta, que foi super atencioso, mas falou da minha reconstrução. Como eu sou uma paciente em transito acaba havendo divergências de correntes dentro da medicina entre os médicos que cuidam de mim. Em Brasília os médicos são favoráveis a reconstrução imediata da mama com expansor, mesmo que a paciente tenha que fazer radioterapia depois. Em Fortaleza, os médicos são favoráveis a realizar a reconstrução tardia da mama em casos que existe a minima possibilidade de ter que fazer radioterapia. Ai, eu coloquei expansor em Brasília e vim fazer a radioterapia em Fortaleza. Resultado: todos os médicos ficam reclamando na minha cabeça como se eu tivesse alguma coisa a ver com essa discordancia. Lá em Brasília me falaram que dava pra fazer a reconstrução imediata e eu fiz, achei ótimo, só vim descobrir aqui que alguns médicos não gostavam. Enfim, já to de saco cheio disso.

Ontem fiz a tomografia para marcação da radioterapia e devo fazer a simulação no dia 28 de março. Ai vem a confusão. Fiz a tomografia numa posição chatésima, depois de ter esperado praticamente a tarde toda na sala de espera, e fui encaminhada pelo pessoal do setor de radioterapia para fazer a marcação depois do fim da tomografia. O funcionário simplesmente me disse assim: me acompanhe até o setor de radioterapia pra fazer a tatto de marcação. Me colocaram numa salinha e uma enfermeira veio com uma agulha descartável e furou em cima dos lugares que estavam assinalados. Eu com medo de agulha fechei os olhos e nem vi nada. Acabou e fui pra casa. Quando eu cheguei em casa vi minha blusa molhada como quando a gente amamenta e vaza leite na roupa. Fiquei desesperada!!! Tirei a roupa e fui olhar meu seio reconstruído e ....tava vazando pelo furo da marcação. Furei meu expansor!!!!

Entrei em panico, comecei a chorar, entrei no bate papo da grupo das amigas do peito perguntando se tinha acontecido isso com alguém, até que tive a ideia de ligar pro meu médico de Brasília. No final das contas, o expansor furou com a agulha, estava vazando o soro de dentro do expansor, ele deve ficar vazando até esvaziar, mesmo que a pele cicatrize, o expansor vai continuar vazando aos pouquinhos dentro da pele, vai ficar murcho e eu vou ter que trocar meu expansor por uma prótese. 

Não era isso que eu queria, fiquei super chateada, acho que essa história de ter corrente diferente de médico acabou dando nisso, fiquei com a impressão que em Fortaleza não estão acostumados com a reconstrução imediata, fiquei me sentindo um ET e muito pouco acolhida e compreendida. Ontem eu fui dormir cedo e chorando, mas hoje já tive que acordar no pique total pra ficar com os meninos, já fui no laboratório tirar sangue e a vida continua.

sábado, 10 de março de 2012

Enfim ACABOU!!!!!!!!!!!!!!!

Nem acredito mas acabou!!!! Graças a Deus fiz minha última quimio, venci mais essa etapa!!! Confesso que teve dias que eu achava que não ia dar conta, os efeitos são complicados, principalmente a indisposição e dor no corpo, que me impediram de fazer muitas coisas e dificultaram um bocado meu dia a dia.

Pra variar, como tudo na vida, o dia da minha última quimio não foi como eu imaginei...Ah, mas isso sempre acontece e é por isso que a vida tem mais emoção. Eu tinha me programado para ir para o ICC fazer a aplicação, minha mãe comigo como sempre, de tarde pedi um lanchinho pra comemorar com o pessoal do setor de Quimioterapia, que são super dez com a gente, cheios de paciência e pronto.

Ai na hora que eu vou entrar na consulta com meu onco, o telefone da minha mãe toca, era da escola dos meninos avisando que o Marco Aurelio tava com febre bem alta, para alguém da família ir buscar. Nessa altura do dia só estava em casa o meu pai, ai não teve jeito, minha mãe precisou ir pra casa ficar com o Marco Aurelio e eu fiquei na quimio sozinha. Ser mãe é isso, ele tava precisando mais do que eu. 

Eu tinha esquecido meu celular em casa, mas como estava com o computador fiquei tranquila, iria dar para me comunicar com todo mundo. Fora que eu tinha combinado com a Deise e a Jaque do Grupo Amigas do Peito de ajuda-las a fazer um video em homenagem ao dia da mulher com fotos das participantes do grupo, então eu teria com o que me distrair enquanto fazia a quimio. Só que nada deu certo, a internet do ICC estava em manutenção, não tina sinal, eu não tinha telefone, fiquei sem noticia do meu bebe, sem ter nada pra fazer, acabei dormindo quase o tempo todo da aplicação. 

Já no final da tarde meu irmão apareceu pra me buscar e contou que a febre do Marco Aurelio estava alta ainda e não baixava. Eu já imaginava que seria assim, toda vez que ele tem febre é sempre alta e não baixa nem com remédio. Quando cheguei em casa, minha mãe tava preocupada, ele estava com 39,5º C de febre e fazia menos de 3 horas que ele tinha tomado remédio pra febre, já tinha baixado e já tinha subido de novo.
Fomos para a emergência com ele, era tudo que eu não precisava, depois de um dia inteiro de quimio ir parar num hospital lotado, quando a gente chegou tinham mais de 80 crianças na nossa frente. Como ele tava com muita febre, fomos atendidos logo, mas mesmo assim, eu estava super cansada. 

Felizmente, após o susto a médica explicou que era uma infecção que estava muito alta, passou 5 injeções para ele tomar e depois fazer novamente exame de sangue. Eu sei que nessa história, eu passei a semana toda cuidando do Marco Aurelio que não estava bem, levando ele pra tomar injeção, fazendo exame e sentindo os efeitos da quimioterapia. Confesso que foi cruel, é nessa hora que eu mais lamento de estar doente: na hora de cuidar dos meus filhos. Ainda bem, que eu tenho uma super família que me ajuda em tudo. Meu irmão foi comigo todos os dias levar o Marco Aurelio pra tomar as injeções, ele que ficava segurando meu galego, porque as injeções eram super doloridas. 

Eu acredito que ser mãe é muito complexo, eu fiquei pensando em mim, que assim que soube que estava doente corri pro colo da minha mãe, na verdade da família toda, e o Marco Aurelio quando ficou doente também só queria ficar comigo, e eu lá me sentindo péssima me esforçando o máximo pra ficar com ele.

Na verdade essa minha última quimio não foi do jeito que eu imaginava, ainda nem deu pra comemorar com eu queria, mas nos próximos dias eu vou dar um jeitinho e comemorar, afinal aos pouquinhos tudo vai voltando pro lugar, as reações vão passando, o Marco Aurelio vai ficando melhor e eu vou poder comemorar bem muitão por ter vencido mais essa etapa do tratamento. 

Eu quero agradecer muito a todo mundo que acompanhou essa fase da minha vida e mandou mensagens positivas, rezou por mim e de toda forma me ajudou a vencer essa etapa. 

E que venha a Radioterapia e a Hormonioterapia!!!!

domingo, 4 de março de 2012

Última QUIMIO!!!!!!!

Gente não estou me contendo de tanta ansiedade e agonia porque amanhã é a última quimioterapia!!!! To quase surtada, é mas emoção do que quando eu passei no vestibular, é mais emoção do que quando casei, é mais emoção do que quando fui chamada no meu primeiro concurso... Só não é mais emoção do que quando eu peguei no colo meus dois filhos pela primeira vez, acho que isso nada supera!!!!

Essa semana estive em Brasília para passar na perícia da Secretaria de Saúde, já vou logo avisando pros amigos  de Brasília que eu não avisei ninguém por recomendações médicas. Meu onco me liberou para viajar, mas pediu para eu só sair pra ir na consulta e não receber visitas. Mas fiquem calmos, vou de novo pra Brasília dia 30 de maio, novamente pra perícia, e como já terei acabado as quimios, poderia receber visitas e badalar um pouco, porque ninguém é de ferro!!!!!

A perícia deu tudo certo, apesar deles ficarem me cobrando eu ter reconhecido firma da assinatura do médico, eu acho uma porcaria essa  perícia, porque eu já apresentei todos os exames e relatórios possíveis, qualquer pessoa leiga sabe que o tratamento de câncer é demorado e tem várias etapas, mas eles querem me ver a cada 90 dias, fala sério viu?

Nesses dias em Brasília as únicas visitas que eu recebi foram das minhas amigas Priscila e Patricia e dos meus compadres Iramon e Norma. Foram todos me visitar no mesmo dia, foi uma bagunça, comemos pizza, tomamos refri e conversamos. Foi bem rápido, mas já deu pra matar um pouco a saudades. Diga-se que passagem, adorei rever minha casa, minhas coisas, minha cama, meus cachorros, ...minha cunhada Elaine tá cuidando super bem de tudo, os cachorros tão até mais gordinhos. Confesso que senti saudades dos meninos, a casa sem eles é muito estranha.

Ah, já ia esquecendo!!!! Quando estive em Brasília consultei também com meu plástico, ele falou que tá tudo ótimo e que assim que terminar as radios já podemos continuar com a reconstrução da mama, só que para isso eu preciso emagrecer!!!!! Não aguento mais ouvir essa palavra: EMAGRECER!!!! Tudo bem que agora eu fiquei mais estimulada pra emagrecer, afinal só vou ter meus peitões depois disso, então vou recomeçar a dieta assim que passar os efeitos da última quimio (durante os efeitos é impossível fazer dieta). Segundo o médico, vai dar pra aumentar meus seios, dar uma turbinada, to até pensando em me animar e operar o nariz também, já que vou estar anestesiada mesmo, faço uma promoção: fico com peitões e com nariz de barbie!!!!

Bem, vou ficando por aqui, tentando conter minha ansiedade por estar conseguindo vencer mais essa etapa do tratamento, já passei pela mastectomia, e estou terminando a quimio, ai vai ficar faltando a radio, o herceptin e a hormonioterapia. Mas com disposição, fé, apoio de todo mundo e bom humor vou vencer todas!!!!!

Patricia, Eu e Priscila fazendo pose com lenços!!!!

Presente da minha amiga secreta Iara do grupo Amigas do Peito