terça-feira, 26 de junho de 2012

Com ou sem emoção?

Aqui no Ceará quando a gente vai fazer passeio de buggy nas dunas, o motorista sempre pergunta se a gente quer o passeio com emoção ou sem emoção. Sem emoção é apenas andar pelas belas dunas do Ceará admirando a paisagem. Já com emoção além de apreciar a paisagem, o motorista faz várias manobras arriscadas que dão frio na barriga, inclina o buggy em quase 90º pra descer a duna, corre, faz um monte de coisa....

Eu ultimamente tenho achado que meu tratamento está igual passeio de buggy, com emoção!!!! Só falta a parte de admirar a bela paisagem, sentir o vento batendo no rosto e no final tomar um delicioso banho em uma das milhares de lagoas que existem entre as dunas. 

OBS: Se você não conhece o Ceará, venha conhecer que aqui é muito lindo!!!!

Voltando ao tratamento, iniciei a fase de realizar os exames de controle. Meu mastologista, o querido Dr. Leonardo, lá de Brasília, pediu pra eu fazer mamografia e ultrassom da mama que restou, porque já fazia mais de 6 meses que eu tinha feito e precisava ver como estava. Eu voltei pra Fortaleza e um belo dia como o meu filho estava doente e o pediatra tinha pedidos uns exames, fui fazer os exames dele e aproveitei que já estava na clínica e resolvi fazer os meus também.

Quando eu entrei na sala da mamografia me deu um frio na barriga, até então eu não tinha pensado que estaria fazendo exame de novo. quando a moça perguntou qual o última exame que eu tinha feito, na hora eu me lembrei de como a mamografia, do resultado, da cirurgia, de tudo, passou um filme na minha cabeça....na hora me deu uma vontade de chorar...mas eu não chorei, fiquei firme.

Na hora do ultrasson a médica disse: tem um cisto simples no seio esquerdo. Como assim? Tem o que? Ah não, de novo não!!!!!! Fala sério, ninguém merece dar alguma coisa na mamografia, mesmo que seja simples....Mil angustias até o resultado sair, mesmo com a médica garantindo que era um cisto simples, eu não conseguia pensar em outra coisa. Finalmente o resultado: cisto simples BIRADS 2: achados benignos. 

Ufa era benigno!!! Tá mas mesmo assim, eu queria que não tivesse nada.....Depois que a gente tem câncer tem medo até de ter uma unha encravada, quanto mais um cisto no seio de novo.

Continuando, depois de uns dias comecei a sentir umas dores na barriga, bem embaixo, parecia uma cólica. Cheguei a sonhar que estava ficando menstruada, porque era essa a sensação que eu tinha. Só que depois que começaram as quimios eu nunca mais menstruei, e com o tamoxifeno eu não deveria menstruar. A dor começou a aumentar e ficar mais localizada, até que eu não aguentei mais. Em pleno domingo a noite, liguei pro meu irmão pedindo pra me levar no Pronto Socorro que eu não aguentava mais. 

O médico suspeitou de cisto ovariano, o que pra mim não era nenhuma novidade. Eu já retirei 5 cistos hemorrágicos no ovário direito desde os 14 anos. Meu medo era ter que enfrentar uma cirurgia para a retirada do cisto estando em tratamento. A dor era tanta que eu fiz uma grande burrada: tomei medicação pra dor no braço que esvaziei a axila!!!! Isso mesmo, aquele braço, que como diz minha amiga Priscila, é sobressalente, não serve pra nada!!!!! 

Quando eu contei pra enfermeira que não podia tomar medicação naquele braço, que eu tinha esquecido, a pobre quase caiu pra trás de susto.

Enfim, fiz ultrasson e apareceu um cisto de quase 5 cm no ovário esquerdo, que segundo o médico não era hemorrágico. Eu fiquei doida!!!! Porque cisto hemorrágico eu já conhecia, já sabia o que era, mas sem ser hemorrágico, podia ser qualquer coisa.


Depois de mil dores, angustia, choro por dor e por medo, consegui consulta no meu ginecologista que explicou que era apenas um cisto simples (outra vez um cisto simples) e que o próprio corpo iria absorver e ele sumir. Estou tomando remédio pra dor e fazendo repouso. No meio disso tudo, eu fiquei menstruada, muito menstruada... 

Estou com o corpo super dolorido, abatida, de cama mesmo....Hoje a noite vou passar por consulta com meu onco e ver o que ele vai fazer comigo, se eu continuo com o tamoxifeno, se vai mudar, sei lá.

O que eu sei é que eu não quero tratamento com emoção. Vamos combinar: emoção combina mais com passeio de buggy!!!!




5 comentários:

  1. Thati,é isso mesmo!!é somente uma fase e logo passa. Venha conhecer meu blog http://lisiane-meucantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. cida b. campos

    oi querida é a 1ª vez que visito seu blog e quero que saiba que mesmo não te conhecendo pode contar comigo.tenho algumas duvidas e talvez vc possa me ajudar. depois de achar um nódulo na mama esquerda e sentir o bico dos seios arderem, corri e fiz uma ultrassonografia que deu 1 cisto na mama esquerda e mais um na mama direita e tbm u 1 nódulo sólido,irregularde forma anecoica heterogenio e com sombra acústica birard's IV, bom como vc pode ver tem todasas características de algo que não é bom então fiz a mamografia quenão ajudou em nada pois deu que minha mama é muito densa dificultando o método, levei pela 1ª vez no mastologista que foi seco e só disse que da próxima vez é pra eu fazer um exame que preste pois aquele tava uma porcaria e que me daria um outro pedido de ultra,então vou fazer dia 11 agora. a minha dúvida é. o médico não deveria era já ter me passado uma biópsia? em vez de me fazer perder tempo fazendo outra ultra?e quando vc descobriu o cancer vc fez a ultra e a mamografia? será que vc pode me mandar o que deu nas duas?e qual classificação birard's? já te agradeço pois estou muitoaflita. vou te mandar o email do meu serviço porque o meu pessoal, não sei se é virus, eu não consigo abrir as mensagens.bjus e luz
    reprografica.cicuta@ubm.br

    ResponderExcluir
  3. cida b. campos

    obrigado por ter respondido querida. quando tiver os resultados eu te digo. Fica com Deus que eu tô com ele.

    ResponderExcluir
  4. solange alves de paula CRAS SANTA MARIA4 de julho de 2012 às 17:41

    Thati, relutei muito em lhe falar, talvez por não termos uma ligação mais direta,enfim, por vários motivos.Porém sempre te admirei por sua decisão em ser mãe de dois de uma só vez, acho que tive oportunidade para falar. Olha quando fiquei sabendo do problema que estava passando me sensibilizei muito, ficava tendo noticias tuas através dos colegas em comum. Bom deixando de ladainhas, li seu blog e ainda a admirei mais, pela mulher forte, mãe maravilhosa enfim esse ser que é você ,só quero lhe dizer que torço muito por sua recuperação plena e que continue sendo essa pessoa iluminada de Deus, tenha certeza que está em minhas orações, pois creio em um Deus que tudo pode e acredito que vc. também e com ele é só alegria a tempestade vira bonança.
    Beijos com toda minha admiração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado Sol, às vezes no ambiente de trabalho só aparece uma parte da gente, outras ficam escondidas...Beijão cheio de carinho

      Excluir